Num certo lado, demonstra seu cuidado, que você valoriza alguém que você gosta muito. Por outro lado, pode demonstrar insegurança, por exemplo, se você tem um namorado (a) e é muito ciumenta (o), esta demonstrando que não confia naquela pessoa, o que pode acabar magoando-a muito ou causando briga entre vocês. O ciúme deve ser moderado, não tenha ciúmes de tudo ao seu redor, pense que não é tudo seu nesse mundo, e se algo um dia deixou de lhe pertencer ou alguém foi embora, é porque havia chegado a hora de partir, como já dizia uma frase antiga: as folhas do outono não caem porque querem e sim porque é chegada a hora.
O ciúme excessivo e possessivo pode prejudicar você em suas amizades, por exemplo, que amigo iria admitir você dando palpites todos os momentos da vida dele, por causa do seu ciúme? Ficar no pé dele, por causa de uma paquera nova dele? Se for pra ter ciúmes de algo ou alguém, que seja com moderação, ou senão, o que era seu, e você estava tentando proteger, pode se sentir sufocado demais com tanta insegurança de sua parte e pode acabar por partir. Algumas pessoas, de tão ciumentas, acabam ficando paranóicas por aquela causa. Como há casos, de filhos que matam irmãos por ciúmes dos pais, ou assassinam ex-namorados com ciúmes de seus atuais.
Ter ciúmes na maioria das vezes é bobagem. Geralmente são coisas da sua cabeça, tente então, confiar mais em você mesmo e/ou em seu parceiro, se o caso for insegurança. O ciúme excessivo não faz bem e pode acabar te prejudicando com alguém que você goste. Uma coisa que eu aprendi ao longo do tempo, é: se você ama, deixe livre, se for teu, voltara a você, se não voltar, nunca te pertenceu. Precisa falar mais alguma coisa?
